quinta-feira, 11 de agosto de 2011

ANDARILHO


Andarilho



Nas trilhas da vida andarilho me fiz

Atravessei fronteiras sem respeitar limites

Cruzei oceanos serenos e revoltosos

Como se flutuasse sobre estes




Em montanhas e desertos escrevi páginas

Do livro de minha historia cujas linhas

Registram minhas perdas e conquistas

Que me trouxeram até aqui




Com o vento como impulso me movi

Nas águas das emoções afoguei minhas dores

No fogo do sol aqueci meu coração

Na rigidez dos terrenos edifiquei minha tenacidade




Reconheci cada alma humana em sua verdade

Experimentei a solidão como companhia

Tive o céu como teto

E a relva como abrigo




Invejei ao condor em seu vôo livre

Temi aos raios como expressão da morte

Pacifiquei meu espírito nas primaveras

Deslumbrei-me com a aurora boreal




Ao norte vivenciei minhas maiores batalhas

Onde a vida é tão efêmera quanto a felicidade

Aprendi a valorizar cada dia em seu amanhecer

E cada noite de lua cheia




Reconheci a sabedoria da natureza

Em seus ciclos de vida e morte

Na exuberância e na escassez de seus recursos

Sem culpa ou julgamentos ela se impõe às existências




Reconheci a criança que habita meu âmago

Que se permitia dançar a chuva

E chorar nas noites insones

Quando até da presença de Deus duvidava




Tomei ciência das carências que me dominam

Ao ver as andorinhas em revoada aos pares

Cantei canções que brotavam de minh’alma

Como lamentos de um solitário




As pedras em meu caminho foram

Minhas ouvintes atentas e silenciosas

Sem jamais expressarem censura

Apenas mudavam sua forma e tamanho




Surpreso com o que deixei para trás

Ansioso com o que o destino possa me reservar

Persisto nesta busca indefinida de meu eu

Tendo apenas a mim mesmo como personagem




De uma epopéia cuja trilha sonora

Ora seja a desesperança gélida de meus dias

Ora a euforia audível de minh’alma

Em teimar em acreditar que vale a pena viver.



Autoria: Roberto Velasco

Andarilho – 12/08/11

Esta poesia esta protegida pela lei dos direitos autorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário